Desvende os fibroblastos, o “laboratório da beleza” da nossa pele

shutterstock_70709452Rugas, marcas de expressão, flacidez, manchas na pele… Levanta a mão aí quem já se deparou – e quase arrancou os cabelos – com pelo menos um desses probleminhas típicos do envelhecimento cutâneo. Pois é, meninas. Eles são mesmo implacáveis e começam a surgir depois dos 30, fase em que a pele da gente começa a perder o colágeno, e outras substâncias, e a hidratação natural devido à diminuição da atividade de uma célula de nome estranho que faz toda a diferença no nosso visual: os fibroblastos. É, muita gente não sabe o que eles são e muito menos o que eles fazem, mas eu vou explicar direitinho para você.

Presentes na derme, a segunda camada da nossa pele, os fibroblastos são as células responsáveis pela produção do colágeno, a proteína também encontrada nas artérias, nas cartilagens e nas articulações que ajuda na sustentação dos tecidos. Até aí tudo bem, não é? O problema é que, assim como muitas outras substâncias do corpo humano, os fibroblastos também sofrem com os efeitos do tempo e vão perdendo, ao longo dos anos, a capacidade de produzir a substância “amiga da pele”, abrindo, assim, o caminho para a perda de viço e o surgimento das rugas e dos sulcos faciais que nós conhecemos bem.

Além disso, como tudo que é ruim pode ficar ainda pior, na medida em que envelhecemos, produzimos cada vez mais uma enzima chamada “colagenase”, que destrói o nosso valioso colágeno. Os radicais livres, causados, principalmente pela exposição excessiva ao sol, são os principais vilões nessa história. Mas calma: a indústria cosmética e estética oferece opções para repor ou estimular a produção de colágeno no organismo. No mercado, você encontra com facilidade nutricosméticos contendo colágeno nas formas de (cápsulas, gomas, sucos e shakes) e cremes formulados com ativos que estimulam os fibroblastos, e assim, ajudam a brecar o envelhecimento. É só procurar a solução mais adequada para você. Afinal, o nosso organismo responde a todos os estímulos. Isso eu garanto! 🙂

*Ativos: substâncias ativas originadas de fontes naturais ou sintéticas que produzem a ação específica na fórmula manipulada seja ela um creme, uma loção ou uma cápsula.
Image Map
842
Views

Comentários