Hoje é o dia daqueles que, assim como eu, escolheram uma carreira linda: a farmacêutica!

farmaceutico-galena-Recovered

Hoje celebramos o meu dia e de todos os farmacêuticos do Brasil que desenvolvem um papel importantíssimo na sociedade, ao atuarem sempre na prevenção e cuidados com a saúde e qualidade de vida da população.

É uma profissão fascinante, que me desafia a cada dia na busca de melhores soluções, por isso, hoje, vou compartilhar com vocês a entrevista com a minha parceira de profissão Alexandra Vianna Lemos, farmacêutica com mais de 20 anos de experiência, que é gerente do Departamento Técnico da Galena (Distribuidora de insumos farmacêuticos) e que, assim como eu, acredita que as pessoas merecem viver mais e felizes. Ela contou um pouquinho sobre a sua paixão pelo segmento de farmácia magistral, que cria fórmulas manipuladas personalizadas a partir de diversas matérias-primas. Olha só que bacana! E viva a farmácia! 🙂

Claudia Coral: Por que você se tornou farmacêutica?
Alexandra Lemos: Eu amo muito essa profissão, tanto que se me perguntassem se eu a escolheria de novo, eu responderia que sim, porque ela é linda. Eu escolhi o curso de farmácia porque eu sempre tive interesse pelas áreas de fisiologia e bioquímica. Eu pensava: “Quando eu tomo água, o que acontece com o meu organismo?”. “Como funcionam as reações químicas em nosso organismo?” E a minha fascinação pela farmácia era justamente por conta dessa junção da biologia com a química. E daí para me especializar nos benefícios dos cosméticos e nutracêuticos foi um pulo porque, quanto mais eu conheço, mais me certifico dos resultados e de que é possível ter um envelhecimento saudável e manter a beleza de ser e estar bem.

Claudia: E qual foi a sua trajetória como farmacêutica?
Alexandra:
Formei-me na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) há 22 anos. Na sequência, estudei farmacologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e estou sempre me qualificando em cursos. O que eu gosto mesmo é de aprofundar meus conhecimentos em estudos científicos dos ativos e descobrir novas soluções. E então, o mundo fica pequeno, porque hoje é possível ter acesso aos recentes lançamentos e estudos o tempo todo.

Claudia: O que é ser farmacêutico?
Alexandra:
É ser seduzida pela busca incansável de soluções para a saúde, que é a fonte de renovação e beleza. Tem farmacêutico de muitas naturezas. Cada farmacêutico escolhe um caminho diferente. Há inúmeras possibilidades de atuação. Na indústria, é possível escolher entre as áreas de medicamentos, alimentos ou de cosméticos. Também pode atuar na drogaria para orientar a população sobre os medicamentos e a prescrição médica, evitando assim a automedicação que, no Brasil, é muito comum. Mas não é só isso, o farmacêutico está presente no laboratório de análises clínicas e, também, onde meu coração bate mais forte, na farmácia de manipulação lindamente chamada de magistral.

Claudia: Como é atuar no segmento magistral?
Alexandra:
Nosso país é o único que dá a possibilidade do farmacêutico manipular os insumos e rapidamente trazer soluções personalizadas que alcançam resultados muito mais eficientes. É altamente regulamentada e séria! Como em qualquer mercado, há segmentação: medicamentos, dermocosméticos e nutracêuticos. E trabalhar na Galena e neste mercado me encanta, porque é possível ter incríveis resultados com opções que não sejam medicamentosas. E me dedico a pensar na prevenção do envelhecimento, na estética, na qualidade de vida e no bem-estar. Não é lindo? Como não se apaixonar?

Claudia: Qual a diferença que você vê desse segmento atualmente comparado há anos atrás?
Alexandra:
O cuidado individualizado vem se especializando e chegando a resultados de alto desempenho. Ativos são lançados simultaneamente na Europa e no Brasil, o que eleva as farmácias de manipulação para patamares de excelência. As fórmulas personalizadas estão sendo cada vez mais prescritas para as soluções preventivas nos campos da beleza, saúde e bem-estar. Importantes dermatologistas, nutricionistas, nutrólogos e outros profissionais utilizam cada vez mais fórmulas manipuladas personalizadas como coadjuvantes em seus tratamentos a fim de alcançar resultados diferenciados. A população ainda não conhece tudo o que a área magistral pode oferecer nesse sentido. E minha história é dedicada a levar mais informação para que todos tenham a chance de uma vida melhor.

 

Image Map
1083
Views

Comentários