Hoje é o Dia do Dermatologista! Para celebrar a data, bati um papo com um profissional da área sobre os benefícios das fórmulas manipuladas personalizadas!

blog_05

Quem acompanha o meu blog sabe: quando o assunto é beleza, saúde e bem-estar, valorizar as nossas particularidades é fundamental. Afinal, todas nós merecemos receber um tratamento exclusivo, que passa, claro, pelo uso das fórmulas manipuladas personalizadas , que preservam nossas características individuais e nos dão a possibilidade de associarmos ativos de qualidade, em concentrações adequadas para cada uma das nossas necessidades.

E como hoje é o dia de parabenizarmos os queridos dermatologistas que trabalham em prol da saúde da pele, do cabelo e das unhas de todas nós e, de quebra, nos ajudam a ficar com a autoestima lá em cima, resolvi compartilhar com vocês um bate-papo bem especial que tive com a dermatologista Marilena Soubihe. Ela falou sobre benefícios das fórmulas manipuladas personalizadas. Está imperdível! Olha só!

Cláudia Coral: Quais são as principais vantagens da prescrição de fórmulas manipuladas, principalmente na área da dermatologia?

Dra. Marilena Soubihe: Vou elencar, porque são infinitas as vantagens. A primeira está na possibilidade de contarmos com a ação de ativos que não são encontrados em um produto final. Já a segunda, está no fato da fórmula manipulada nos permitir associar diversos ativos em uma única formulação, acrescentando uma característica que não encontramos em nenhum produto já pronto no mercado. Além disso, quando optamos por esse tipo de tratamento, podemos alterar o tipo de veículo que será usado, ajustando-o de acordo com as características de cada paciente. Ou seja: quando a pele de uma pessoa é sensível, e o produto indicado para ela só existe numa versão em gel, que tem álcool em sua composição, podemos alterar o veículo ao manipulá-lo em creme, por exemplo. O seu custo- benefício (muitas vezes o manipulado é mais barato) também se destaca, assim como o fato de a fórmula evitar o desperdício, principalmente nos casos em que o paciente não precisa usar muito a solução, como no tratamento contra a acne ou a micose.

Cláudia: As fórmulas manipuladas atendem às principais necessidades dermatológicas?

Dra. Marilena: Sim. Em termo de cosmética, você pode fazer tudo manipulado. Se você quiser viver só de manipulação, você vive. Tanto na via oral, quanto na via tópica. E a manipulação também é uma boa alternativa no campo da medicação. Claro que não encontramos tudo nesse sentido, mas, no campo da cosmética, acredito que exista mais princípio ativo para manipular do que para comprar.

Cláudia: Como costuma ser o seu trabalho com as fórmulas manipuladas?

Dra. Marilena: Quando não existe no mercado um produto final com os ativos ideais para o meu paciente, ou quando existe, mas com apenas um princípio ativo, faço uma fórmula manipulada, com os ativos principais e outros coadjuvantes. Também prescrevo veículos e fórmulas de acordo com o tipo pele e a necessidade específica da pessoa. Às vezes, diminuo a concentração quando a pele é mais sensível, acrescento calmante na receita para aumentar a tolerância do paciente ou coloco um ativo terapêutico dentro de um filtro solar ou de um hidratante corporal, dá para fazer bastante coisa. O campo da manipulação é infinito.

Cláudia: Se você pudesse me falar três quesitos nos quais as fórmulas manipuladas superam os tradicionais, quais seriam?

Dra. Marilena: Superam no fato de você poder fazer uma fórmula completamente individualizada para aquela pessoa, de acordo com as suas necessidades, assim como na liberdade que o profissional tem de mexer na composição dos ativos, conforme a resposta e a tolerância do paciente, e, claro, no custo-benefício, já que as fórmulas manipuladas costumam ter um preço menor.

Cláudia: Como funciona dentro do consultório o atendimento com a prescrição da fórmula manipulada?

Dra. Marilena: Funciona muito bem. Podemos analisar o paciente e criar para ele um produto que tenha tudo aquilo que nós, profissionais, entendemos que ele precisa e vai tolerar. Em cada consulta, vemos como está a resposta aos ativos e a tolerância também, mudamos a fórmula no verão e no inverno e personalizamos o tratamento para cada tipo de pele, idade e bolso de cada pessoa.

Image Map
464
Views

Comentários