Longevidade: você sabe o que fazer para aumentá-la?

LongevidadeLevanta a mão aí quem não adoraria ter o poder de controlar o avanço da idade para ficar jovem por mais tempo? Afinal, vivemos em um mundo onde a busca pela longevidade é cada vez mais constante. Eu andei pensando mais sobre o tema nos últimos dias e cheguei à conclusão de que, embora muita gente pense que o segredo para manter-se jovem se resume a uma alimentação saudável e a prática regular de atividade física, outros fatores importantes também podem ajudar quem deseja viver mais sem sofrer com o envelhecimento. Dá só uma olhada e me diga se eu tenho ou não razão. 🙂

Continue trabalhando ou tenha novos projetos: manter-se ativo, na maior parte das vezes, faz bem à saúde. Por isso, caso você pare de trabalhar, tente não parar de viver, tenha projetos, aprenda coisas novas, viaje, leia e tente estabelecer uma rotina com atividades.

Não se isole: quanto mais velhos ficamos, maior a tendência de nos isolarmos. Porém, quem mantém o convívio social consegue manter a mente em melhor estado do que aqueles que se isolam. Por isso, ligue para os seus amigos e combine de encontrá-los, nem que seja para tomar um café! Assuma este compromisso com você.

Tenha o sono dos justos: estudos sugerem que a falta de sono crônica pode ter um impacto negativo nas funções metabólicas e endócrinas. Portanto, quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo. 

Divirta-se: as atividades de lazer oferecem incríveis benefícios para a saúde física e mental, pois melhoram o humor, ajudam na motivação e aumentam a tolerância ao estresse. Além disso, dão o respiro que o nosso corpo precisa para recarregar as baterias e enfrentar os diferentes desafios da vida.

Hidrate-se: uma das consequências (ou causas?) do processo de envelhecimento é a desidratação dos tecidos. Portanto, beba muita água (refrigerante não vale!) e garanta a ingestão de mais de dois litros todos os dias. Uma dica legal é deixar uma garrafa d’água ao seu lado o tempo todo.

Tenha um bom nutricionista: hábitos alimentares adequados proporcionam ao organismo humano condições para uma vida saudável, acrescentando anos com saúde e disposição para quem se propõe a ter uma dieta equilibrada. Não existem alimentos proibidos (para quem está com a saúde em dia) ou milagrosos. O segredo está no bom senso e na moderação. Por isso, conte com a orientação de nutricionistas que dispõem cada vez mais de estudos e elementos inovadores que ajudam a favorecer a saúde, a beleza e o bem-estar. Mas, desde já, procure consumir frutas, legumes e verduras, não exagerar no consumo de carne vermelha, incluir mais fibras na alimentação, cortar o sal da dieta e evitar frituras.

Invista em nutracêuticos e dermocosméticos manipulados: fórmulas manipuladas de nutracêuticos e dermocosméticos resumem muito bem o que nós tanto buscamos: solução mais direcionada e personalizada contra os sinais do tempo. O que não faltam são formulações que dão aquela ajudinha extra para atender às necessidades específicas da nossa pele e corpo. Vale a pena conferir.

Atividade física é previdência privada: quer envelhecer com saúde? Então trate de manter algum tipo de atividade física como parte da sua rotina. Estudos mostram que aqueles que se exercitam regularmente, envelhecem menos e vivem mais. Procure incluir tanto atividades aeróbias (corrida, natação, caminhada, entre outros) quanto atividades de força e postura como musculação, pilates, ioga e RPG.

Mantenha sua postura: uma boa postura ajuda a manter a saúde da coluna e, por consequência, a autonomia para realizar tarefas do dia a dia. Se você tem problemas posturais, dores nas costas, ou já está sentindo o peso da idade na coluna, trate de começar a fazer séries de exercícios posturais.

E você, tem mais alguma dica para prevenir o envelhecimento? Compartilhe comigo aí nos comentários! 🙂

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