Manteiga e vinho: entenda a questão gordura saturada e o paradoxo francês

paradoxo francês

Muita gente me pergunta sobre os benefícios dos antioxidantes e vira e mexe a conversa acaba tomando um rumo sobre vinho (rico em polifenois e um poderoso antioxidante). Um dia desses, estava escrevendo sobre esse tema e me dei conta que poucas pessoas sabem o que é o chamado “paradoxo francês”, então resolvi fazer um post sobre isso como curiosidade.

Os franceses tradicionalmente consomem muita gordura saturada, como a manteiga. Mesmo assim, eles geralmente têm menos doenças cardíacas do que outras populações. Acredite, muitos especialistas discutem sobre esse assunto e apontam o vinho tinto como um fator de proteção. Poderoso antioxidante, e extremamente consumido na França,  há quem diga que o vinho é o responsável por proteger os corações franceses. Curiosamente, nos últimos anos, o consumo de vinho tem diminuído por lá, e adivinhe: os casos de doenças cardíacas aumentaram.

Mas o que torna o vinho tão especial? Os polifenois. Eles existem no reino vegetal com a função de defender as plantas. Protegem os vegetais dos ataques físicos, dos raios ultravioletas (do sol) e dos ataques biológicos, como os dos fungos, dos vírus e das bactérias.

Na saúde humana, têm potente efeito antibiótico, anti-inflamatório e antioxidante.O “Resveratrol”, presente na uva e vinhos, por exemplo, é um dos polifenois amplamente estudado e comprovado cientificamente como um potente antioxidante e inibidor da agregação plaquetária, um dos principais fatores de risco para distúrbios do coração como a aterosclerose.

Branco ou tinto? O que é melhor? Os vinhos tintos são fermentados na presença das cascas e sementes das uvas, ao contrário dos brancos que, quando inicia a fermentação, separam-se esses elementos. Por isso,os vinhos tintos são mais ricos em polifenois e, como regra, têm mais benefícios para a saúde. Gostou? Acompanhe meu blog que sempre vou trazer mais dicas como essas para você ficar por dentro de tudo que te faz bem, melhora a sua saúde e dá um “up” na beleza. 🙂

Image Map
570
Views

Comentários