Nada de celular e notebook na cama! Dormir mal prejudica o organismo e engorda

dormir

Se você é do tipo que se contenta com seis horas de sono diárias, pois usa todos os minutinhos do seu dia e sua noite com atividades, incluindo assistir TV na cama e dar o último check nos aplicativos do celular antes de dormir, precisa mudar de hábitos urgente. Está cientificamente comprovado que dormir mal atrapalha o metabolismo e contribui para que você ganhe uns quilinhos a mais na balança.

Segundo estudo feito pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos e publicado na revista científica Sleep, uma boa noite de sono pode ajudar na perda de peso. A pesquisa monitorou quase 500 voluntários, com idades entre 27 e 40 anos. Ao final do período, os indivíduos que dormiam menos de seis horas por dia engordaram cerca de dois quilos. A explicação científica para o ganho de peso é que o sono de má qualidade altera a atuação de substâncias que regulam o apetite.  

E é isso mesmo. O sono funciona como uma espécie de reparador do organismo, um verdadeiro repositor de energias. Durante o sono normal, a regulação hormonal, principalmente a liberação de neurotransmissores, acontece. Se você dorme mal, é o suficiente para você inverter, por exemplo, os níveis de cortisol no organismo – hormônio associado ao estresse.

Para que você fique bem, o cortisol precisa estar modulado, isso significa, alto nível do cortisol pela manhã, e baixo à noite, próximo da hora de dormir. Por que alto de manhã e baixo à noite? De manhã, é ele quem te dá o “up” para você ter pique de enfrentar o dia. Já à noite, ele precisa diminuir para você ir desacelerando e dormir bem para descansar. 

Quem está com o cortisol invertido, tem dificuldade para acordar pela manhã e, à noite, fica mais acelerado, reluta para dormir. E atenção: apenas cinco noites de sono mal dormidas já são suficientes para inverter o cortisol do organismo.

A primeira coisa a fazer para regular o cortisol é estabilizar o sono, procurar dormir oito horas por dia. Uma boa dica é recorrer ao leitinho morno, rico em triptofano, substância que facilita o dormir. Para dar uma forcinha, você ainda pode recorrer à ativos que também são capazes de fazer com que você durma melhor e, quando associados em fórmulas manipuladas personalizadas, mantêm você mais relaxada. Que tal experimentar?

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Dicas de ativos Galena para fórmulas manipuladas personalizadas

SERENZO® é um dos ativos da Galena ideal para quem quer ficar mais calmo e dormir melhor. Derivado da laranja doce, ele diminui os radicais livres e interfere na liberação de cortisol no organismo. Outro ativo bastante interessante para ter um sono dos deuses é o SAFFRIN®, derivado da flor do açafrão, ele tem poder antioxidante e além de modular cortisol, modula a serotonina, hormônio do prazer, e ajuda a controlar a compulsão por doces e carboidratos.

 

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