No friozinho, sopa de abóbora com gengibre esquenta a alma sem pesar

sopa

Não sei você, mas quando bate aquele friozinho, no fim do dia, na hora de ir pra casa e pensar no que fazer para jantar, sempre me dá vontade de preparar uma sopinha ou um caldo especial. Eu, particularmente, acho que as sopas e caldos têm um poder revigorante e relaxante. Bem quentinhos, esquentam a alma e o coração, fazem a gente se sentir mais calma e ainda nos preparar para uma boa noite de sono.

Se você concorda comigo, vai gostar de uma receita que aprendi que é simplesmente DI-VI-NA! Ela leva gengibre, que é um poderoso termogênico, que acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura. Você pode fazer com abóbora japonesa, que é uma delícia e assim como o inhame, cará ou chuchu, são carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, com menos calorias do que a batata e a tradicional mandioquinha que costumam reinar nas sopas de inverno. Anote aí!

Sopa de abóbora com gengibre

Para a sopa:

  • ½ abóbora japonesa
  • Pedaço de 5 cm de gengibre
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 3 talos de capim-santo
  • 1 ½ litro de água
  • sal e pimenta-do-reino (a gosto)
  • Azeite (a gosto)

Modo de preparo:

Lave bem a metade da abóbora em água corrente. Numa panela, coloque duas xícaras (de chá) de água, a abóbora e leve para o fogo médio. Deixe cozinhar por 10 minutos: para que a casca saia facilmente. Enquanto isso lave e fatie o gengibre, sem descascar. Descasque o alho e a cebola. Corte a cebola em 4 partes. Transfira a abóbora pré-cozida para uma tábua e, com o descascador de legumes, retire a casca. Deixe reservada a panela e a água que cozinhou a abóbora, pois você irá reutilizar.

Corte a abóbora em cubos e volte à panela com a água. Junte o gengibre, o alho, a cebola, o capim-santo e o restante da água. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 40 minutos. Retire os talos de capim-santo e transfira o cozido para um liquidificador. Se não couber tudo, bata em etapas. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Volte à sopa para a panela e verifique o sabor. Se quiser, tempere com mais sal e pimenta-do-reino. Regue com o merecido fio de azeite! (mas sem exagero) 🙂

Image Map
753
Views

Comentários