O “projeto verão” anda tirando o seu sono? Veja como driblar o problema!

sonoHá alguns dias atrás, depois de ver uma publicação da minha querida (e lindíssima)   Dra. Suzikelli Souza (médica endocrinologista, especializada em metabologia, diabetes e medicina esportiva) sobre os distúrbios do sono, tive a ideia de falar sobre o tema aqui no blog também. Afinal, ao contrário do que muita gente imagina, noites mal dormidas interferem, e muito, no processo de emagrecimento. Isso mesmo, minha amiga! De nada adianta focar com vontade no seu “projeto verão”, praticando exercícios físicos e mudando a alimentação, se você não cuidar do seu descanso com o mesmo carinho, viu? A Suzi deu a dica: o ideal é dormir, no mínimo, 6 horas por dia, sem ultrapassar o limite de 8h diárias.

Um dos distúrbios de sono mais conhecidos é a insônia, que prejudica a nossa capacidade de adormecer ou permanecer dormindo a noite toda. Esse tipo de problema pode desregular o nosso metabolismo, o que representa uma menor queima calórica e um maior armazenamento de gordura. Mas por que isso acontece? De acordo com especialistas, tudo tem a ver com nossas condições hormonais. Enquanto dormimos, a produção do hormônio da saciedade (leptina) aumenta e o da fome (grelina) diminui. No entanto, se temos pouco tempo de descanso, essa situação se inverte, fazendo com que a gente tenha mais fome durante o dia.   

Uma noite mal dormida também aumenta os níveis de cortisol, hormônio que, em excesso, pode provocar o ganho de peso ao favorecer o acúmulo de gordura. Quer mais motivos para parar de dormir pouco? Durante o sono, o cérebro dá o comando para a produção do GH, hormônio do crescimento, que acelera o metabolismo, ajuda a diminuir o acúmulo de gordura e atua em favor da massa magra do corpo. Legal, né? Se você anda passando noites em claro, vale tomar alguns cuidados simples, como não deitar de barriga cheia e praticar atividades relaxantes, como ouvir uma música calma, ler algo que te agrade ou, até mesmo, meditar, mas se nada disso resolver, procure ajuda médica. Afinal, uma noite bem dormida, segundo o que a Suzi indicou, também ajuda na melhora da memória, criatividade, defesas do corpo, capacidade física e concentração, além de diminuir o estresse e o risco de depressão. Bom, depois dessa, acho que até eu vou tirar uma soneca! 🙂

______________________________________________________________

Dicas de ativos Galena para fórmulas manipuladas personalizada

Para dormir mais e melhor, adicione SERENZO™ ao seu dia a dia. Ele é o ativo manipulado em cápsulas da Galena que diminui os radicais livres e interfere na liberação de cortisol no organismo, além de auxiliar na diminuição dos fatores negativos induzidos pelo estresse, contribuindo para o controle das alterações de humor, da irritabilidade e dos problemas de sono.

 

 

Image Map
556
Views

Comentários