Pré-diabetes? Saia dessa com dieta, exercícios e o meu empurrãozinho

Aquela máxima que diz que tudo em excesso faz mal é a mais pura verdade, ainda mais quando o exagero em questão fica por conta do açúcar, uma das nossas principais tentações, né meninas? A gente quase não liga para o perigo do excesso da glicose no sangue, mas precisa abrir o olho, pois o buraco é bem mais embaixo.

Para vocês terem uma ideia, a pré-diabetes já afeta 12% da população brasileira. Essa é a condição de quem está perto de desenvolver a doença, mas ainda pode agir para reverter o quadro negativo. Geralmente, a taxa de açúcar no sangue dessas pessoas varia entre 100 e 125 mg/dl. A partir daí, elas já são consideradas diabéticas. Por isso, ceder o dedinho para fazer o exame de glicemia é fundamental, viu?

No nosso organismo, para que o açúcar no sangue entre nas nossas células e seja metabolizado e aproveitado como energia, o pâncreas produz insulina. O problema é que não podemos ficar estimulando a produção de insulina o tempo todo. Só que a gente faz isso quase que diariamente, quando ingerimos doces e massas (que no nosso organismo viram açúcar). Afinal, quantos croissants, salgadinhos e bolachinhas comemos por aí? Só que de tanto produzir insulina, o pâncreas pode ficar meio hipoglicêmico (a hipoglicemia é o primeiro estágio da degradação do pâncreas). Nesta fase é que se instala a resistência à insulina, porque o pâncreas passa a ficar “cansado” de tanto produzi-la. Dessa forma, não há mais insulina para neutralizar o açúcar e a gente fica prestes a adquirir o diabetes tipo 2.

É por isso que muita gente diz que os alimentos integrais são melhores. Afinal, além  de conterem maior quantidade de vitaminas e minerais, eles são absorvidos mais lentamente pelo nosso intestino, liberando o açúcar lentamente no sangue.  E é aí  que entra a importância das fibras. Os alimentos integrais, verduras e frutas que contêm grande quantidade de fibras nos protegem de várias doenças, inclusive, do diabetes tipo 2. Mas para que essa proteção aconteça, precisamos comer 30 gramas de fibras ao dia. Ihhh, mas será que comemos??? Claro que não, né?

Mas calma: o controle nutricional (que foi explicado acima) e exercícios semanais já são capazes de reduzir pela metade o risco da doença em quem é pré-diabético. Por isso, mude já os seus hábitos: inclua atividade física na sua rotina, se planeje para comer todos os dias nas mesmas horas, corte o açúcar e os alimentos gordurosos do cardápio e dê sempre preferência aos alimentos mais leves, como frutas, verduras e legumes. Mesmo assim, não bobeie. Invista no consumo de suplementos nutracêuticos, vitaminas, minerais e fibras que ajudam a controlar o índice de açúcar. Meça a glicemia com frequência e não deixe de fazer um acompanhamento médico e nutricional. Ok, meninas?

Dicas de ativos Galena para fórmulas manipuladas personalizadas
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A Galena tem um chamado ZIAM, muito versátil, que favorece o aumento da ingestão diária de fibras no dia a dia, pois pode ser incorporado em receitas de bolos, pães, croissant, tapiocas, entre outras, sem abrir mão de consumir os alimentos que apreciamos. Além disso, ele pode ser incorporado em sucos e shakes. Por isso, hoje, eu vou contar pra vocês como é a minha receita de maffins com ZIAM. É uma delícia, vocês vão amar! Olhem só!

Ingredientes:
– 2 ovos

– ½ xícara (chá) de açúcar
– ¼ xícara (chá) de óleo

– 1 colher (sopa) de essência de iogurte natural
– 1 colher (sopa) de essência de baunilha
– 3 colheres (sopa) de ZIAM
– 1 xícara (chá) de farinha de trigo
– 1 colher (chá) de fermento em pó

Preparo:
Bata as gemas, o açúcar, o iogurte, a essência e o óleo até obter um creme homogêneo e esbranquiçado. Distribua a velocidade da batedeira e adicione a farinha, o ZIAM e o fermento até obter uma massa homogênea. Distribua a massa em forminhas individuais. Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio-alto (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva.

Dica: para garantir que os muffins mantenham seu formato ao assar, coloque as forminhas de papel dentro de formas de alumínio para empada.

 *Nutracêuticos: suplementação de elementos indispensáveis ao organismo que são perdidos com o passar do tempo. Contêm uma ou mais substâncias capazes de oferecer diversos benefícios à saúde e beleza quando associados à dieta diária.
 
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