Que tal uma visita à Toscana? Buon viaggio!

Toscana

Hoje acordei com uma deliciosa saudade: a de visitar a minha querida Toscana. Muitas de vocês já devem ter ouvido maravilhas a respeito dessa região da Itália que combina suaves colinas, com lindos e inesquecíveis campos floridos, rica gastronomia e patrimônios culturais, né? Mas não é à toa! A toscana arrebata todo mundo à primeira vista. A melhor maneira de conhecê-la é alugando um carro e contar com a ajuda de um bom guia. As distâncias entre as cidades são pequenas, as estradas são ótimas, bem sinalizadas e o visual é sempre um colírio para os olhos.    

Para quem vai pela primeira vez (e até mesmo para quem já foi várias vezes como eu), o melhor ponto de partida do itinerário é a cidade de Florença. Suas ruas, praças, monumentos e igrejas funcionam como um grande museu aberto. Basta caminhar com o olhar atento para apreciar a arquitetura medieval e as construções renascentistas de pontos como o Battistero (Batistério), o Duomo (Catedral de Florença) e a Galleria degli Uffizi, o mais rico acervo de obras de arte renascentistas da Itália. Ao longo da viagem, visitas a outras cidades da Toscana, como Pisa, Cidade de Siena, Província de Siena, San Gimignano, Montepulciano e Montalcino e Lucca, assim como as sete ilhas da região oceânica – Elba, Giglio, Capraia, Ilha Giannutri, Montecristo, Gorgona e Pianosa -, não podem faltar.

Outra dica importante é abandonar o regime, viu? Renda-se, sem medo, aos prazeres dessa região que é uma das mais famosas pela qualidade dos seus vinhos e pela sua rica gastronomia, que segue à risca a dieta mediterrânea. Para quem deseja variar o cardápio, a bisteca fiorentina, prato tipicamente toscano, é uma boa pedida. A carne é servida com azeite de oliva, acompanhada por grãos e batatas cozidos. Uma delícia! O queijo Pecorino di Pienza, considerado uma iguaria, produzido de diversas formas e sabores, assim como os prosciuttos (presunto cru). Já no quesito massas, o picci com molho de tomates frescos é perfeito.

Ah, a região também é famosa pelos doces como o panforte (amêndoas com chocolate), e o cantucci (biscoito com amêndoas que deve ser mergulhado no vinho de sobremesa), entre tantos outros. Só de lembrar já me dá água na boca! 🙂

Image Map
566
Views

Comentários