Resolva os maiores “dramas” dos cabelos crespos e cacheados

cabelos“Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada…”. Essa música da Gal Gosta caiu como uma luva para o meu post de hoje. Afinal, os cabelos com aspecto natural nunca estiveram tão em alta quanto agora, não é mesmo? Por causa disso, saber cuidar muito bem deles para que eles fiquem bonitos mesmo com probleminhas comuns, como o frizz, a falta de forma nos cachos e o volume exagerado, é fundamental.

Para entrar na onda da naturalidade com madeixas perfeitas, vale entender as particularidades dos fios cacheados e mais crespos. O nosso cabelo é formado por um conjunto de fibras e pode ser dividido em três partes principais: a cutícula, o córtex e a medula. A cutícula, formada por seis a oito camadas de células sobrepostas, é a parte externa do cabelo, responsável por proteger o fio do cabelo e dar brilho. Por isso, quando ela é rompida pelo calor da chapinha, por exemplo, as camadas descamam, dando origem às chamadas “pontas duplas”. Porém, quando tratamos a cutícula, as escamas se fecham e o cabelo volta a apresentar o aspecto uniforme de antes, promovendo um super brilho! Já o córtex é a camada mais interna, responsável pela espessura do cabelo e a sua nutrição. Ele fica abaixo da cutícula e contém aminoácidos e ceramidas.

Pois é, gente. Quando desvendamos um pouco a estrutura do nosso cabelo, fica mais fácil entender por qual razão os mais crespos precisam de cuidados extras, não é mesmo?  Afinal, por conta de suas ligações proteicas e por serem, na maioria das vezes, mais frágeis, eles precisam de hidratações mais constantes para ficar macios e sedosos. Além disso, os fios crespos são considerados mais “porosos”, devido ao fato da sua cutícula ser menos homogênea, o que causa mais frizz e quebras.

Portanto, para cuidar muito bem deles, também vale apostar numa alimentação balanceada, rica em proteínas, potássio, cálcio e vitamina B6 – que representa um cuidado interno -, além, é claro, de cuidados externos, como abandonar de vez as químicas alisantes e seguir o chamado “cronograma capilar”, que nada mais é do que uma agenda seguida mês a mês, que mescla hidratações, nutrição (para deixá-los mais fortes) e reconstruções (para reparar os danos).

Ah, outra coisa: diferentemente dos cabelos lisos, os crespos ou cacheados não devem ser penteados secos, pois a prática pode danificá-los, além de aumentar o volume e tirar a sua definição. Anotou? Agora vamos cuidar da cabeleira? 🙂  ______________________________________________________________

Dicas de ativos Galena para fórmulas manipuladas personalizadas

Para reforçar os cuidados extras que todo cabelo crespo e cacheado deve ter, conte com o auxílio da união perfeita dos ativos BIO-CERAMIDYL, potente hidrante capilar, que age no córtex, devolvendo aminoácidos e ceramidas para o cabelo, e BIO-KERATIN, que contém queratina e age na cutícula como um poderoso cauterizador. Esses ativos garantem uma hidratação profunda dos fios, reparando e promovendo brilho extra para os cabelos. Por isso, procure uma farmácia de manipulação e solicite uma fórmula condicionadora para os cabelos, uma máscara capilar ou, ainda, um leave-in, contendo BIO-CERAMIDYL e BIO-KERATIN.  Você vai se surpreender, experimente para ver!

Image Map
476
Views

Comentários