Seu cabelo está detonado? A dermato e expert em cabelo, Caroline Romanelli, dá dicas de como recuperá-lo!

^328C9C382E2F5EE09C43A94DBB1D799BFE5F5EBC2E20218F08^pimgpsh_fullsize_distr

Quando o assunto é sol, praia e piscina, os nossos cabelos já ficam em pé, não é mesmo? E com o fim do verão, após todos os danos sofridos pelos nossos fios, eles podem ficar secos, opacos e sem vida. Mas para dar dicas de como reanimá-los e dar mais saúde a eles, eu bati um papo bem bacana com a dermatologista Caroline Romanelli, expert em cabelos, que traçou um plano especial para cuidarmos bem da nossa cabeleira. Olha só:

Claudia Coral: Os cabelos costumam ficar bastante danificados durante o verão. Por que isso acontece? Qual a ação do sol, do cloro, do mar e do vento nas madeixas?

Dra. Caroline Romanelli: No verão, a incidência da radiação solar aumenta, o que acaba colaborando para o dano capilar. A radiação atua na haste do cabelo, tornando-o mais seco, áspero, com alteração na coloração e diminuição na sua extensibilidade. Frequentemente observa-se maior embaraçamento e dificuldade na penteabilidade dos fios. Além do sol, outros fatores podem ser prejudiciais, como o cloro, a água do mar e o vento. Com relação às piscinas, deve-se observar, principalmente, o sulfato de cobre, substância que é adicionada à água para eliminar algas. Ele pode fazer com que haja alteração na cor dos cabelos descoloridos, como os tons loiros que ficam esverdeados. Para que isso não ocorra, sugerimos a aplicação de produtos “leave-in” nos cabelos antes de molhá-los, que atuam fazendo uma camada protetora nos fios, fazendo com que haja uma menor penetração desta substância e também blindando a ação dos raios solares nos melanócitos (células produtoras de melanina) e queratinócitos (células responsáveis pela síntese de queratina) da haste capilar.

Claudia: O que podemos fazer para proteger os fios até o fim desse verão?

Dra. Caroline: A proteção deve ser feita de várias formas:

1. Use produtos “leave-in” com fatores de proteção durante o verão e redobre o cuidado se for mergulhar em piscina ou água do mar.

2. Enxágue bem os cabelos após sair do mar e da piscina. Este cuidado evita os danos aos fios causados pela salinidade e por elementos usados para o tratamento da água da piscina.

3. Acessórios como bonés e chapéus contribuem como uma barreira física à radiação solar. Atualmente, há acessórios que já contêm filtro solar no tecido do material.

4. Evite prender os cabelos úmidos, pois isso pode predispor descamações no couro cabeludo, aparecimento de fungos (tineas) e também causar fragilidade da haste capilar.

5. Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo e, se possível, faça hidratações regulares. Lembre-se que os cremes hidratantes/máscaras não devem ser usados próximo ao couro cabeludo, mas somente nos fios.

Claudia: Cabelos quimicamente tratados sofrem mais com tudo isso? Há a necessidade de um cuidado especial? Qual?

Dra. Caroline: Os cabelos que já passaram por processos de descoloração, tintura ou alisamento já são previamente sensibilizados e, por isso, precisam de um cuidado extra. Em todos os casos, os cremes “leave-in” com filtro solar são indicados, pois fazem uma barreira contra a radiação solar e outros agentes externos (mar e vento, por exemplo). Tenha cuidado extra também ao desembaraçar os fios. Evite penteá-los muito molhados e comece a desembaraçar pelas pontas e só depois avançe em direção à raiz. Essa prática diminui a tensão produzida e minimiza as chances de quebra. Procure não usar secadores e pranchas com frequência, prefira produtos específicos para o seu tipo de cabelo e opte neste período por cremes mais hidratantes, pois os fios estão naturalmente mais ressecados.

Claudia: Quais medidas devem ser tomadas para recuperar os fios danificados?

Dra. Caroline: Caso o cabelo esteja muito danificado, sugiro hidratações frequentes ou procedimentos como cauterizações com queratina. A queratina é como se fosse o “cimento”, que deixa a haste capilar firme e mais resistente.

Claudia: O uso de dermocosméticos e nutracêuticos pode ajudar nesse sentido?

Dra. Caroline: Algumas vitaminas contidas nos nutracêuticos são essenciais para a boa saúde dos fios. Entre elas estão: zinco, vitamina B12, ferro, vitamina B7, vitamina D , entre outras…

A reposição dessas vitaminas auxilia, muitas vezes, no crescimento dos fios e na melhora do aspecto deles. No entanto, é importante lembrar que o excesso de vitaminas (hipervitaminoses) também é prejudicial à saúde e, portanto, a reposição, quando feita através de medicamentos/cápsulas, deve ser prescrita e ter acompanhamento médico.

_______________________________________________________________

Dicas de ativos Galena para fórmulas manipuladas personalizadas

Ativos naturais da Galena para reestruturação dos fios capilares ideais para serem manipulados em xampus, condicionadores (com e sem enxágue) e máscaras capilares, BIO-KERATIN ajuda a selar a cutícula capilar e reorganizar as escamas dos fios, conferindo mais brilho e hidratação às madeixas. Já BIO-CERAMIDYL é responsável por restaurar cabelos fracos e danificados, aumentando a hidratação e o brilho dos fios, oferecendo a eles mais força, resistência e vitalidade.

O O2 HAIR, por sua vez, é um ativo de origem marinha, altamente purificado, utilizado em tônico capilar e xampus, na concentração de 2% a 5%, e ampolas de hidratação a 10%, que aumenta a energia das células capilares, aumentando assim, a espessura do fio dos cabelos em apenas oito semanas, além de estimular o crescimento dos folículos capilares e proporcionar vitalidade aos cabelos.

Image Map
647
Views

Comentários