Tá difícil controlar a emoção? Respire que fica mais fácil!

difícilCom a correria e a pressão do dia a dia, não é difícil nos depararmos com situações em que temos a impressão de que não há pensamento positivo ou otimismo que dê jeito. A ansiedade e o estresse são sentimentos pra lá de comuns e, muitas vezes, acabam atrapalhando o nosso convívio com as outras pessoas, né? É por isso que saber lidar com eles faz toda a diferença.

Porém, a vida cada vez mais acelerada que levamos acaba sendo um prato cheio para sentimentos que só dificultam a solução dos problemas. Afinal, não é segredo pra ninguém que só conseguimos avaliar bem uma situação difícil quando estamos suficientemente calmas para perceber onde realmente podemos agir e o que depende exclusivamente de nós.

Uma boa forma para sair desse estado de inquietude pode estar em algo simples e natural: a respiração. Isso mesmo! Nós temos em nossas mãos (ou melhor, pulmões!) uma ferramenta poderosa para controlar as emoções e esbanjar energia. Afinal, a respiração é uma das únicas funções orgânicas que podemos controlar e que colabora para organizarmos o corpo. Por meio dela, dominamos melhor nossos sentimentos e conseguimos pensar com mais clareza nas coisas. Parece estranho, né? Mas é um exercício simples, que qualquer pessoa pode fazer em casa. Basta parar e se perguntar: como estou respirando agora?  

É possível perceber através da respiração que estamos ansiosas. Isso ocorre quando a respiração está muito focada na parte de cima do corpo e ocorre de maneira mais rápida e curta. Sentir falta de ar também é um sinal clássico de que não estamos respirando como deveríamos. Por isso, minha amiga, é fundamental que você respire de um jeito mais lento e profundo no dia a dia, com as pausas inspiratórias e expiratórias feitas de forma leve e natural. Experimente deixar a saída do ar durar um tempo maior do que a entrada e sentir a expansão torácica e abdominal de forma lenta e suave. Afinal, ao fazermos isso, a nossa mente se acalma, pensamos melhor, olhamos mais para nós mesmas e aproveitamos melhor nosso tempo e nossa energia, além de melhorarmos a concentração. Vale a pena tentar! 🙂
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