Tour pela pele: conheça a função e a importância da derme e epiderme

shutterstock_163576589 (1)Sei que pode até parecer um pouco chato num primeiro momento, mas fazer um tour especial pela nossa pele, conhecendo as camadas pelas quais ela é formada e as suas funções, vai ajudar você a entender melhor tudo o que iremos conversar por aqui nos próximos posts. Considerada o maior órgão que temos, a pele tem como principal função proteger os nossos órgãos contra o calor, a luz e as infecções, além de ser responsável pela regulação da temperatura e pela reserva de água, vitamina D e gordura. Ela é dividida em duas camadas principais: a epiderme e a derme.  

A camada mais superficial é a epiderme, que contém quatro subcamadas (de fora para dentro): o estrato córneo (que contém grande quantidade de queratina e que é responsável pela hidratação da epiderme), a camada granulosa, espinhosa e a camada basal ou germinativa, esta última que é responsável pela produção das três camadas anteriores que citei. Todas as camadas contêm praticamente uma única célula, chamada queratinócito, que se distingue uma das outras pelo formato e principalmente pela quantidade de queratina que possuem. A camada mais externa, chamada de estrato córneo, tem muita queratina (para proteção mesmo), às vezes deixa a pele até mais áspera! (Depois conversaremos mais sobre isso).

Como está em contato direto com o meio exterior, a epiderme tem como principal função proteger o organismo das agressões externas, formando uma barreira contra elas. Já a derme é a segunda camada relacionada à sustentação, que contém importantes elementos, como as famosas fibras de colágeno (que são produzidas pelos fibroblastos) e elastina (capazes de proporcionar elasticidade), além dos nervos que dão sensibilidade, os vasos sanguíneos, responsáveis por irrigar, nutrir e eliminar toxinas, as glândulas sudoríparas, que regulam a temperatura, e as glândulas sebáceas, correspondentes à lubrificação e hidratação.

Image Map
1239
Views

Comentários