Treino e alimentação: Alessandra Luglio dá dicas de nutrição esportiva

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Quem aí já deu o “start” no “projeto verão 2015”? A hora de arregaçar as mangas para entrar em forma é agora, mas antes disso vale lembrar que aliar o treino de cada dia com uma dieta adequada é fundamental para alcançar o objetivo da boa forma.  É por isso que resolvi convidar a querida Alessandra Luglio, nutricionista, especializada em nutrição esportiva, para esclarecer como deve ser a alimentação de quem passa a se dedicar com frequência à atividade física.

O meu bate-papo com ela está aí embaixo. Vale a pena conferir para se informar e começar o seu plano de ação com os hábitos certos, viu? Leia com atenção e me diga depois como foi colocar as dicas em prática, combinado? 🙂

Claudia Coral: Quais as principais dicas de nutrição que podem ser dadas para quem pratica atividade física com regularidade?
Alessandra Luglio: uma dica importante é: preste atenção ao consumo de proteína. Muitos praticantes de atividade física acabam focando sua alimentação nos carboidratos, já que são eles que fornecem energia durante os treinos e provas. Porém, a proteína é tão importante quanto, pois ela desempenha papel fundamental no processo de recuperação muscular. Se esse processo está falho, existem grandes chances de lesão e comprometimento da performance. Então, o ideal é ter uma alimentação equilibrada, com as quantidades adequadas de carboidratos, proteínas e gorduras.

Claudia: Qual a melhor hora do dia para comer saladas e fibras?
Alessandra: a melhor hora é a hora que a pessoa prefere comer! No caso dos atletas, pode ser que eles sintam algum desconforto intestinal se comerem muita fibra perto do início do treino, já que elas estimulam o trânsito intestinal. Mas, se a pessoa se sente bem, não há problema nenhum em consumir antes do treino.

Claudia: Qual a importância da suplementação para quem treina regularmente?
Alessandra: a suplementação tem a função, como o próprio nome já diz, de complementar a dieta. Logo, se a pessoa se alimenta de forma equilibrada, diversificada e consegue a contribuição necessária de nutrientes através da alimentação tradicional, não há razão para suplementar. No caso dos atletas, a demanda de alguns nutrientes é aumentada por conta do esforço físico e necessidades regenerativas, por isso, pode ser interessante a suplementação de nutrientes importantes como carboidratos, proteínas, aminoácidos isolados, entre outros. O suplemento também pode ser utilizado para complementar refeições no dia a dia, por conta da praticidade. Tudo isso deve ser avaliado e indicado por um nutricionista, de acordo com a necessidade de cada paciente.

Claudia: O whey protein é um aliado ou vilão?
Alessandra: Na minha opinião, não existe um porquê para o whey protein ser chamado de vilão. Ele nada mais é do que a proteína naturalmente presente no soro do leite, isolada dos outros nutrientes que compõem o leite de vacas. Ele é muito prático para consumo, já que não necessita de refrigeração, além de ser, sim, um aliado de quem precisa complementar o aporte proteico da dieta, podendo ser usado em diversas situações, como pré-treino, pós-treino e lanches intermediários. Lembrando que tudo isso precisa fazer parte de uma alimentação equilibrada para que seus benefícios possam ser aproveitados.

Claudia: O que não pode estar, de jeito nenhum, no cardápio dos praticantes de atividade física?
Alessandra: Sou contra dietas restritivas, já que os extremos nunca são saudáveis. Não acho que ninguém tem que banir certos alimentos da vida de forma definitiva, pois quem pratica uma dieta equilibrada na maior parte do tempo, tem direito a algumas exceções de vez em quando. Claro que existem alguns alimentos que devem ser evitados, como as frituras, os ricos em ingredientes refinados e os refrigerantes, por exemplo, já que são alimentos que não agregam nenhum benefício ao organismo. Mas tomar um copo de refrigerante ou comer um pastel em ocasiões especiais, não vai fazer diferença na performance dos praticantes de atividade física a ponto de ter que excluí-los totalmente do cardápio.

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