Vai começar a treinar? Veja os exames que você deve fazer antes para potencializar os resultados e prevenir sua saúde

ciclista

Durante a estação mais quente do ano, não tem jeito. Quase todo mundo quer entrar em forma ou perder, pelo menos, alguns quilinhos na balança. É claro que para isso praticar exercícios físicos e mudar o cardápio são medidas fundamentais. Antes disso, porém, vale a pena avaliar sua condição física para descobrir qual o treino mais adequado para você, de acordo com o seu perfil. Dessa forma, fica mais fácil garantir melhores resultados e evitar qualquer dano à saúde.

Portanto, antes de iniciar qualquer atividade física, procure sempre o seu médico. Ele irá pedir a você alguns testes que identificam, por exemplo, como está a sua massa corporal e frequência cardíaca. Afinal, a saúde deve vir sempre em primeiro lugar, não é mesmo? Veja abaixo alguns dos exames mais importantes:

Teste de esforço
Ideal para saber como seu coração se comporta durante o exercício físico, o teste ergométrico simples ou o ergoespirométrico, além de avaliar possíveis cardiopatias, detecta o VO2 máximo (capacidade que os músculos têm de aproveitar o oxigênio durante a atividade física).

Ecodopplercardiograma
Este exame é uma espécie de ultrassom do coração, que verifica com mais detalhes seu funcionamento para detectar doenças cardíacas.

Exames de sangue (hemograma, glicemia, ureia e creatinina, lipidograma, ácido úrico, entre outros)
Além de anemia e deficiência de vitaminas, eles ajudam a encontrar um objetivo inicial para a atividade e a analisar o funcionamento de rins e fígado para a prescrição adequada de suplementos.

Calorimetria indireta
Teste que faz o cálculo do gasto calórico em repouso e durante o esforço. Com ele, é possível indicar uma atividade que queime a quantidade de calorias necessária para seu objetivo, seja ele emagrecer, manter peso ou ganhar massa muscular.

Bioimpedância
Feito por meio da aplicação de uma pequena corrente elétrica pelo corpo, este exame descobre a composição corporal, ou seja, a quantidade de tecido adiposo e muscular que o seu corpo possui. Assim, fica mais fácil definir um objetivo no treino e também acompanhar sua evolução.

Avaliação ortopédica
Deve ser feita, principalmente por iniciantes, pois muita gente começa a fazer uma atividade e sente dores na coluna, nos joelhos e não tem informação do que pode ser isso. Normalmente, as avaliações mais simples já bastam para começar a atividade física com segurança.

Avaliação nutricional
Realizada por um nutricionista, identifica suas necessidades alimentares e ajuda a reverter as carências encontradas no organismo. Através dessa análise, é possível definir o equilíbrio entre as necessidades energéticas e a ingestão de alimentos.

Image Map
682
Views

Comentários