Você sabe fazer o autoexame de mama? Faça o quiz!

shutterstock_358999535

Mulheres do mundo: uni-vos! No Outubro Rosa, todas nós temos uma missão que é tão fácil, mas tão fácil de cumprir e, ao mesmo tempo, tão transformadora.

Precisamos aumentar a consciência sobre o Câncer de Mama, um dos maiores perigos para a saúde da mulher. E pra fazer isso, basta FALARMOS umas com as outras. É isso mesmo.

É só conversar com sua amiga, sua prima, sua mãe, sua colega de trabalho, sua chefe, as mulheres que trabalham com você. Quanto mais a gente espalhar consciência e dividir experiências, mais mulheres ficarão protegidas do câncer de mama.

Uma iniciativa muito legal é incentivar quem você conhece a fazer o autoexame e marcar SEMPRE o check-up anual de saúde da mulher. Pergunte quantas delas sabem fazer o autoexame. Fale sobre como ele pode ajudar a identificar casos no começo, quando a probabilidade de cura é muito mais alta.

E pra que você possa ensinar todas as mulheres que você conhece a fazer o autoexame e ajudar a salvar vidas, preparei um teste rápido:

1 – O autoexame dura quanto tempo?

a – alguns minutos

b – algumas horas

2 – O autoexame substitui uma visita ao mastologista?

a – não! O autoexame é uma prática saudável, mas só o médico pode fazer diagnósticos.

b – sim! Médico pra quê?

3 – O autoexame deve ser realizado de quanto em quanto tempo?

a – todo mês

b – uma vez por ano

Se você respondeu “a” na maioria das questões: parabéns! Tá sabendo legal. Mas como fazer o autoexame? Separei aqui algumas dicas:

-Você pode fazê-lo no chuveiro, deitada, após o banho… como quiser. Uma mão vai atrás da cabeça e a outra desliza pelo seio, procurando por nódulos, caroços, etc!

-Levante e abaixe os braços; veja se há algo diferente no contorno da mama ou no formato do bico.

-Esprema o bico e veja se sai uma secreção.

Qualquer alteração, marque uma consulta e fique tranquila: em 80% dos casos, nódulos ou caroços são benignos, e uma pequena parcela apenas está relacionada ao cãncer. É isso aí. Ajudem a espalhar a mensagem e salvar vidas.

Image Map
17575
Views

Comentários