Você sabe por que o Brasil é o “País do Carnaval”? Não? Então eu te explico!

VIAREGGIO, ITALY - FEBRUARY 21: Festival, the parade of carnival floats with dancing people on streets of Viareggio. February 21, 2010, taken in Viareggio, Italy

Carnaval está aí. E você, está pronta para a folia? Eu já estou, claro, mas antes de aproveitar os dias de festa, resolvi contar pra você por que o nosso “Brasilzão” é considerado o “País do Carnaval”. Você já se perguntou sobre isso? Pois é, minha amiga, para tudo (ou quase tudo) há uma explicação! 🙂 


Considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo, o Carnaval tem como origem uma festa portuguesa chamada de “entrudo”, onde, no passado, pessoas jogavam água de cheiro, ovos e farinha uma nas outras. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade, que permanece vivo até os dias de hoje. O entrudo chegou por aqui por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa, principalmente em países como Itália e França, que promoviam desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Tanto que personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados à nossa festa tupiniquim.

Mas foi no final do século XIX e no início do XX que começaram a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos “corsos” brasileiros, que deram origem aos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais. Isso porque, naquela época  as pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. A partir daí, o Carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular, sendo estimulado pelo sucesso de diversas marchinhas carnavalescas e pela criação das escolas de samba do Rio e de São Paulo.

No nordeste, no entanto, o Carnaval manteve suas tradições originais. Tanto que em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem às ruas durante os dias de folia no ritmo do frevo e do maracatu, fazendo um espetáculo lindo! Já na cidade de Salvador, são os trios elétricos, embalados pelo axé, que fazem a festa, ao lado dos blocos do Olodum, do Ileyaê e dos Filhos de Gandhi, que você precisa conhecer!

Tudo isso junto, fez do Brasil um “especialista em Carnaval”. Não à toa, o Guinness Book apontou o Carnaval do Rio de Janeiro como o maior do mundo! A verdade é que lá e em todo o País, a festa mobiliza muuuita gente, além de ser uma boa para a nossa economia, já que só nesta época do ano, recebemos cerca de 70% de todos os turistas que passam por aqui ao longo do ano. É mole ou quer mais?
Por essas e outras, morar no “País do Carnaval” é bom demais! Boa folia! 🙂

Image Map
1067
Views

Comentários