Você se sente cansada o dia todo? O problema pode estar no nível do seu cortisol!

cortisolQuem aqui acorda de manhã, mesmo depois de uma noite bem dormida, com a sensação de que não descansou o suficiente? Sabia que isso tem nome? Vários despertares noturnos, insônia e “lapsos” de memória podem significar “fadiga adrenal”, um problema relacionado às glândulas adrenais, que são uma parte importante do sistema endócrino, responsável, entre outros fatores, por regular o nosso sono.

Pode até parecer que não, mas o nosso corpo é muito sensível a tudo que faz parte da nossa rotina. O estresse, a falta de tempo e o descuido com a saúde podem acarretar na diminuição do nível do cortisol, um hormônio que exerce grande influência na nossa disposição.  O que acontece é que esses fatores que nos incomodam dia após dia podem provocar a falência parcial da glândula adrenal, o que provoca a diminuição gradativa do cortisol.  Quando isso acontece, a fadiga aparece. O problema é que, por ser considerada uma “doença da atualidade”, o seu diagnóstico é mais difícil, uma vez que os testes que medem a quantidade dos hormônios podem ser muito inconclusivos e nem sempre os médicos estão preparados para lidar com o assunto.

Mas calma que tem solução! Uma das maneiras de reverter esse quadro é mudando os hábitos. Sim, é difícil, mas especialistas alertam para o fato de que não adianta apenas tratar a fadiga de forma medicamentosa se a rotina do paciente continuar agitada. É preciso dar um jeitinho de dar alguma aliviada durante o dia, seja passeando com o cachorro, desenhando ou parando alguns minutos para fechar os olhos e relaxar. É por isso que aqueles livros de colorir fizeram tanto sucesso. Eles representam justamente essa pausa da correria que precisamos.

Outra dica, claro, é o cuidado com a alimentação. Consumir mais frutas, principalmente no café da manhã, é muito importante para o funcionamento do corpo, assim como reduzir a ingestão de corantes, massas, açúcares e conservantes artificiais. Chá verde, cereais integrais, fontes de ômega 3, como o salmão e a linhaça, e fontes de zinco, como a semente de abóbora, também podem ajudar. De qualquer maneira, se você tem percebido alterações no seu ritmo, procure um médico, combinado?

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